Se você 'caiu de paraquedas' por aqui e ainda não me conhece, deixa eu me apresentar!
Me chamo Palmira Nogueira, sou sul-mato-grossense do caipirês puxado, nascida e criada em Campo Grande.
Pisciana raiz, iludida, avoada e com coração de manteiga, porém com todas as manias e a chatice do ascendente em Virgem, perdoa...
Venho de família de artesãos, então, estou entre os pincéis desde o berço praticamente. Sempre tive mãos habilidosas e, desde que me entendo por gente, me expresso com naturalidade através da arte. Meu fascínio pela maquiagem também me acompanha desde a mais tenra idade, quando criança, eu "brincava" de pentear e maquiar minha vózinha e pegava furtivamente os batons da minha mãe, que na minha mão viravam também sombra e blush.
Fui mãe aos 16 anos, época em que acabei ficando mais vaidosa e, por alguns vários anos, o gosto para maquiagem era só por vaidade mesmo e de maneira singela, já que eu não entendia muito do assunto e não havia essa facilidade de acesso a conteúdos do tema, como existe hoje em dia... sim, sou Millennial, de 1989, e quando eu comecei a me maquiar "isso aqui era tudo mato!"... brincadeiras à parte, meu interesse pela maquiagem e a vontade de fazer dela profissão, surgiu em meu coração por volta de 2012 quando eu fazia aulas de dança do ventre e precisava me maquiar para as apresentações. Nessa época, tive acesso aos vídeos da Luciane Ferraes no youtube e fiquei encantada!
Pouco tempo depois, eu que ja trabalhava com revenda de cosméticos por catálogo desde os meus 18 anos, tive a oportunidade de fazer a primeira aula de maquiagem da minha vida. Era uma aula de automaquiagem, oferecida pela Racco cosméticos e ministrada pela maquiadora Sandra Rosane Martins, maquiadora oficial da marca na época. Peguei os 50 conto emprestado para fazer a aula, e saí de lá com a certeza de que era isso que eu queria fazer da vida!
Com esse novo sonho germinando em meu coração, comecei a pesquisar cursos e descobri para minha tristeza que na época, era bastante caro para o meu bolso de autônoma, um curso profissionalizante na área. Mas teimosia é minha maior qualidade, ás vezes e eu comecei a buscar meios de fazer o sonho acontecer! Logo descobri que o Senac tinha um programa de gratuidade para pessoas que não tinham condições de pagar pelos cursos e eu ficava dia e noite cuidando as chamadas para novas turmas, dentro desse programa que era concorridíssimo.
E ao final do ano de 2014, consegui realizar esse sonho e me formei pelo Senac Beleza e Moda, como maquiadora profissional, logo em seguida, fui aprovada para o curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que era um outro grande sonho meu.
No ano seguinte, passei a conciliar a vida acadêmica, com a profissão de maquiadora... cinco anos e muitas lágrimas depois - quem for ou tiver sido, acadêmico de curso integral, me entenderá...- em 2019, graduei-me professora de Artes Visuais, e optei por não exercer a licenciatura, me atendo apenas aos ofícios de Artista Visual e claro, maquiadora.
Nesses quase sete anos de profissão, atuei em várias linhas dentro da carreira de maquiadora, que para quem não sabe, é muito versátil. Maquiei em estúdios fotográficos, fiz muitos atendimentos em domicílio fazendo maquiagem social para eventos, maquiei para desfiles de moda e também para editoriais, também atuei com maquiagem para videoclipes musicais, curtas-metragens e, as áreas em que acabei me destacando, que são a maquiagem artística e de efeitos especiais ( FX Makeup). Essa última, me garantiu uns 15 segundos de fama em algumas entrevistas para a TV e sites de notícias locais, pois quase sete anos atrás, quando comecei as experimentações e estudos nessas áreas, não havia muitos profissionais que atuassem nessa linha de maquiagem aqui em "Campão".
Desde 2016, atuo como maquiadora na produção de cinema independente local, através da Astaroth Produções, empresa que me acolheu e me deu um voto de confiança lá no início, quando essa parte do meu trabalho, era mais um hobby pessoal, já que não havia muita procura por esse tipo de trabalho por aqui. Por lá "dou vida" a criaturas fantásticas e me divirto, na confecção de próteses cênicas e toda sorte de efeitos especiais que sejam necessários para a produção do cinema de horror.
Atualmente, por motivos totalmente alheios a minha vontade, vulgo Pandemia, estou longe da vida corrida, cansativa, mas absurdamente gratificante e divertida de maquiadora, que eu levava antes. Mas, sigo agarradinha nos meus pincéis e resolvida a ressuscitar esse bloguinho e quem sabe, adicionar as funções de blogueira, criadora de conteúdo e influencer digital ao meu currículo.
Espero, ao dividir um pouco do conhecimento que adquiri ao longo desses anos, contribuir e acrescentar um pouco a vida de quem tira um tempinho para me acompanhar.
Vish! falei demais! -nenhuma novidade- é isso...
Beijos <3
Comentários
Postar um comentário